terça-feira, 16 de outubro de 2012

 Projeto Brinquedos e Brincadeiras

JUSTIFICATIVA: Partindo da necessidade de conhecer melhor e registrar as mais diversas “brincadeiras”, que são próprias do ser criança, o referido projeto torna-se viável, pois tem importância para o desenvolvimento sócio-cultural. Apesar da grande evolução dos brinquedos e brincadeiras, que hoje de um modo geral é a era das imagens visuais, vamos pôr em evidência regras, autocontrole, limites, respeito pelo outro, auto-estima, interação no grupo, cooperação, viabilizando necessariamente condutas em seus comportamentos, envolvendo-as naquilo que elas mais gostam de fazer

OBJETIVOS:

  • Pesquisar sobre a origem dos brinquedos e brincadeiras.
  • Despertar nos alunos o interesse pelo brincar.
  • Organizar os espaços, materiais e regras em conjunto com os alunos.
  • Promover situações em que o aluno possa efetivamente realizar trocas efetivas e intelectuais com professores e colegas.
  • Desenvolver a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
  • Comparar as brincadeiras de hoje com as vividas por nossos pais e avós.
  • Entender a importância do brincar respeitando regras e limites.
  • Confeccionar brinquedos com materiais diversos.
  • Criar situações lúdicas de aprendizagem significativa em relação aos brinquedos e brincadeiras populares.
  • Desenvolver o raciocínio Lógico Matemático ao proporcionar jogos brincadeiras e atividades que sistematizem.
DESENVOLVIMENTO:
  • Troca de idéias entre alunos e professor sobre o tema.
  • Pesquisar junto às famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
  • Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
  • Listagem coletiva de nomes de brinquedos e brincadeiras, produzindo logo após, frases e pequenos textos.
  • Nomear algumas brincadeiras e brinquedos mais conhecidos.
  • Confecção de brinquedos com sucata: (bola de meia, peteca, pião...)
  • Atividades orais e escritas.
  • Confecção de jogos: Quebra-cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo.
  • Contagem de materiais envolvendo numerais e idéias de quantidades.
  • Classificar os brinquedos por tamanho, cor, tipo de brinquedo.
  • Comparar brinquedos antigos e modernos.
  • Brincadeiras.
  • Poemas.
  • Músicas.
AVALIAÇÃO:
  • Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.
CULMINÂNCIA:
  • Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças.
  • Exposição de fotos.



Dominó Gigante
Confecção do Bilboquê



Confecção de Petecas


2 comentários:

  1. Ficou bacana seu blog e bem legal seu projeto com os alunos parabéns, abraço. Vera

    ResponderExcluir
  2. Oi Josiane, muito legal seu projeto.
    Trabalhando habilidades e resgatando valores e a alegria do brincar.
    Abraços
    Cíndia

    ResponderExcluir