Projeto Brinquedos e Brincadeiras
JUSTIFICATIVA:
Partindo da necessidade de conhecer melhor e
registrar as mais diversas “brincadeiras”, que são próprias do ser criança, o
referido projeto torna-se viável, pois tem importância para o desenvolvimento
sócio-cultural. Apesar da grande evolução dos brinquedos e brincadeiras, que
hoje de um modo geral é a era das imagens visuais, vamos pôr em evidência
regras, autocontrole, limites, respeito pelo outro, auto-estima, interação no
grupo, cooperação, viabilizando necessariamente condutas em seus
comportamentos, envolvendo-as naquilo que elas mais gostam de fazer
OBJETIVOS:
- Pesquisar sobre a origem dos brinquedos e brincadeiras.
- Despertar nos alunos o interesse pelo brincar.
- Organizar os espaços, materiais e regras em conjunto com os alunos.
- Promover situações em que o aluno possa efetivamente realizar trocas efetivas e intelectuais com professores e colegas.
- Desenvolver a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
- Comparar as brincadeiras de hoje com as vividas por nossos pais e avós.
- Entender a importância do brincar respeitando regras e limites.
- Confeccionar brinquedos com materiais diversos.
- Criar situações lúdicas de aprendizagem significativa em relação aos brinquedos e brincadeiras populares.
- Desenvolver o raciocínio Lógico Matemático ao proporcionar jogos brincadeiras e atividades que sistematizem.
DESENVOLVIMENTO:
- Troca de idéias entre alunos e professor sobre o tema.
- Pesquisar junto às famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
- Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
- Listagem coletiva de nomes de brinquedos e brincadeiras, produzindo logo após, frases e pequenos textos.
- Nomear algumas brincadeiras e brinquedos mais conhecidos.
- Confecção de brinquedos com sucata: (bola de meia, peteca, pião...)
- Atividades orais e escritas.
- Confecção de jogos: Quebra-cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo.
- Contagem de materiais envolvendo numerais e idéias de quantidades.
- Classificar os brinquedos por tamanho, cor, tipo de brinquedo.
- Comparar brinquedos antigos e modernos.
- Brincadeiras.
- Poemas.
- Músicas.
AVALIAÇÃO:
- Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.
CULMINÂNCIA:
- Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças.
- Exposição de fotos.
![]() |
Dominó Gigante |
![]() |
Confecção do Bilboquê |
![]() |
Confecção de Petecas |
Ficou bacana seu blog e bem legal seu projeto com os alunos parabéns, abraço. Vera
ResponderExcluirOi Josiane, muito legal seu projeto.
ResponderExcluirTrabalhando habilidades e resgatando valores e a alegria do brincar.
Abraços
Cíndia