O
Atendimento Educacional Especializado e as funções do professor do
AEE.
O AEE é um serviço da educação especial desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
Atendimento Educacional Especializado visa assegurar ao seu público alvo a participação, independência, autonomia na construção de seu conhecimento, possibilitando que os alunos aprendam o que é diferente do currículo do ensino comum.
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum, este atendimento não é um reforço escolar.
O professor do AEE tem como função identificar, elaborar e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos. Ele elaborar e executa o plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, bem como, organiza o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional.
Procura estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade, orienta professores e famílias quanto ao trabalho que deve ser realizado com o aluno.
O professor do atendimento educacional especializado deve propor atividades que contribuam para a aprendizagem de conceitos, além de propor situações vivenciais que possibilitem esse aluno organizar o seu pensamento.
Antes de iniciar o trabalho com o aluno na Sala de Recursos Multifuncional, o professor do AEE orienta-se pelo estudo de caso, onde toma conhecimento da problemática e as barreiras enfrentadas pelo aluno no contexto escolar e ou familiar.
Em sala de aula, o professor do AEE avalia como o aluno se relaciona com o conhecimento, como ele responde às solicitações do professor, se ele manifesta atitude de dependência ou autonomia e se é necessário o uso de recursos, equipamentos e materiais para acessibilidade ao conhecimento. Ele avalia, também, se o aluno apresenta melhor desempenho em atividades individuais, em pequenos grupos ou em grupos maiores e a forma como ele interage com seus colegas. O professor do AEE deve considerar, em sua avaliação, o modo como é feita a gestão da sala de aula pelo professor do ensino comum: a organização do espaço físico, o tipo de atividade proposta, se ele utiliza atividades que permitam o aluno se expressar, se ele está atento aos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos. Se ele utiliza estratégias da aprendizagem cooperativa e como procede em relação aos agrupamentos dos alunos.
Um aspecto importante a ser considerando na avaliação do professor, e que vai além das questões relativas à aprendizagem é a história familiar e escolar do aluno. É necessário que o professor colete dados da vida desse aluno por meio de entrevistas familiares, buscando o máximo de informações sobre ele, enfatizando os progressos escolares, sociais e familiares. Por isso o estudo de caso é tão importante para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE, para conhecer melhor o aluno com qual vai trabalhar.
O plano do AEE contribui para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais, pois nele estão contidos os objetivos, metas traçadas e as estratégias que serão utilizadas para que haja o verdadeiro desenvolvimento desse aluno e seja garantida também o acesso aos conhecimentos escolares, autonomia, a permanência desse aluno na escola e sua participação efetiva no processo de aprendizagem junto com os demais alunos. O professor avalia o aluno na SRM para verificar sua evolução nos diferentes aspectos trabalhados e também se informa junto ao professor do ensino comum sobre o desempenho do aluno naquele espaço educativo.
Josiane Leal