domingo, 1 de dezembro de 2013

Audiodescrição

A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais. O recurso consiste na tradução de imagens em palavras. Caracteriza-se pela descrição objetiva de imagens que, paralelamente e em conjunto com as falas originais, permite a compreensão integral da narrativa audiovisual. Como o próprio nome diz, um conteúdo audiovisual é formado pelo som e pela imagem, que se completam. A audiodescrição vem então preencher uma lacuna para o público deficiente visual.
A audiodescrição acontece ao mesmo tempo em que a imagem aparece na tela, entre o conteúdo verbal ou as falas do produto audiovisual, e em sincronia com outras informações sonoras deste produto. Desta forma, a audiodescrição não se sobrepõe ao conteúdo sonoro principal do filme, mas trabalha com ele no sentido de proporcionar o melhor entendimento possível de uma cena.
A audiodescrição funciona como um complemento que levará ao usuário as informações que estão contidas nas imagens e nas falas. O audiodescritor, portanto, deve ser discreto quando está fazendo a descrição. O tom da voz da audiodescrição deve ser neutro, discreto e agradável.
Seja pré-gravada, ao vivo ou simultânea, a audiodescrição chega ao público deficiente visual através de fones de ouvido, como os usados na interpretação simultânea, que devem ser disponibilizados nas salas de cinema e teatro. Na televisão, o simples toque na tecla SAP ou MTS faz com que a audiodescrição fique audível para o espectador deficiente visual.
A tecnologia e conhecimento devem estar a favor da melhor forma de inserir a audiodescrição, lembrando sempre, que o objetivo principal é fornecer informação enquanto o conteúdo sonoro original é preservado na sua essência.
A acessibilidade nos meios de comunicação é um tema que está em pauta no mundo todo. Os esforços neste sentido visam não apenas proporcionar o acesso a produtos culturais a uma parcela da população que se encontra excluída, como também estabelecer um novo patamar de igualdade baseado na valorização da diversidade.

Acesse o link abaixo e assista o vídeo Em paz com o corpo e com o mar, de Lars Grael.
01/08/2009 - TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Lavoro Produções.
O vídeo traz  Lars Grael velejando e dando seu depoimento sobre sua reabilitação para o esporte e consigo mesmo, como superou seus preconceitos com sua própria deficiência.

O medalhista de Atlanta e Seul - pentacampeão sul-americano e decacampeão brasileiro na classe Tornado, campeão mundial na classe Snipe, entre outros títulos, dá um passeio em seu barco pela Baía de Guanabara e conta como recomeçou a velejar e a competir depois do acidente em que teve uma perna amputada.

                         http://www.youtube.com/watch?v=S2Nk8O9mqx0













Um comentário:

  1. Super interessante seu comentário sobre esse tipo de tecnologia, essa acessibilidade era extremante importante para a pessoa com cegueira sentir-se mesmo incluída numa sociedade que está caminhando para cada dia melhorar o acesso da pessoa cega em todos os ambientes.

    ResponderExcluir