quinta-feira, 23 de maio de 2013


A Educação à distância
Josiane Leal
29/04/2013

         Com a leitura dos textos Moran, percebi que quando fazemos um curso buscamos nele contribuições significativas, contato com pessoas, ideias que venham contribuir para nosso crescimento pessoal e profissional.
         Moran diz:
         “Um bom curso depende de conjunto de fatores previsíveis e de uma química, uma forma de juntar os ingredientes que faz a diferença”.
         Realmente para realizarmos um bom curso seja ele presencial ou à distância necessitamos de muitas coisas, que juntas farão a diferença em nossos estudos, precisamos de professores entusiasmados que saibam motivar e dialogar com seus alunos. De alunos curiosos, que deixem o comodismo de lado, motivados a buscar conhecimento e querem aprender sempre mais.
         E para isso faz-se necessário a realização de planejamento, elaboração de estratégias para que o ocorra o processo educativo, é preciso que o aluno seja esforçado, disciplinado e organizado com o tempo em que se dedicará aos estudos.
         A educação on-line nos traz questões pedagógicas específicas com novos desafios para a educação a distância e para a presencial, pois é a educação do futuro, desafiadora, que permite que mesmo distante haja possibilidade de se estudar. Hoje no Brasil existem vários cursos on-line, cursos que utilizam uma tecnologia (Internet, videoconferência, teleconferência).
         Essa modalidade de ensino (EAD), atualmente, está sendo cada vez mais utilizada entre as pessoas. E quando há a possibilidade de encontros presenciais durante o curso, torna-o ainda mais enriquecedor, pois há a oportunidade de troca de experiências. Possibilitando uma interação entre seus participantes, estabelecendo vínculos.

Portanto, a educação a distancia é um meio inovador de estudos que permite interagir com o outro mesmo ele estando longe, é cheia de desafios, com constantes buscas, comprometimento e persistência. Com flexibilidade procura adaptar as diferenças individuais e respeitar os diversos ritmos de aprendizagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário